IMPORTANTE – O laboratório não aceita amostras de água que precisem de pré-tratamento. Amostras de água turva devem ser filtradas de detritos antes do envio, com papel de filtro de fibra de vidro de 0,7 mícron.
As medições δ18O e δD são realizadas em amostras de água em um espectrômetro de massa de razão isotópica (IRMS) ou espectroscópio por cavidade ressonante tipo ring-down (CRDS).
A interpretação dos valores δ18O e δD, conforme exigido em estudos hidrológicos, é de responsabilidade do remetente das amostras.
Envio – Por favor use este formulário eletrônico.
Para mais detalhes sobre como coletar e enviar amostras de água, por favor consulte a nossa página de Datação de Águas Subterrâneas por Radiocarbono.
Sinta-se à vontade para entrar em contato através se tiver dúvidas sobre sua amostra.
O Beta Analytic utiliza o método de equilíbrio isotópico para determinar δ18O e δD em amostras de água líquida. Esse método é ideal para amostras de água doce. É possível analisar água marinha (com salinidade (S) de 35 g L-1) com um maior tempo de equilíbrio. Existem algumas limitações para águas naturais altamente salinas (por exemplo, S > 100g L-1), como as encontradas em pântanos de sal, lagos e lagoas hipersalinos, ou salmouras hidrotermais. Essas limitações se devem a fatores de fracionamento dependentes da salinidade entre CO2 e H2O, e irão normalmente acarretar na perda de exatidão na ordem de 0.5+ o/oo para δ18O e 5.0+ o/oo para δD.
Para uma maior exatidão nos resultados, a aplicação de fatores de correção pós-análise poderá ser necessária, subordinada ao coeficiente de atividade da espécie do isótopo e à salinidade da amostra original.
Referências:
Kendall C., Caldwell, E., Isotope Tracers in Catchment Hydrology (1998) Elsevier Science B.V., Amsterdam. Pp 51-86.
Christophe Lécuyer, Véronique Gardien, Thomas Rigaudier, François Fourel, François Martineau, Alexandre Cros, “Oxygen isotope fractionation and equilibration kinetics between CO2 and H2O as a function of salinity of aqueous solutions”, Chemical Geology, Volume 264, Issues 1–4, 30 June 2009, Pages 122-126.
François Martineau, François Fourel, Anne-Marie Bodergat, Christophe Lécuyer, “D/H equilibrium fractionation between H2O and H2 as a function of the salinity of aqueous solutions”, Chemical Geology, Volume 291, 6 January 2012, Pages 236-240.
Webinars Beta Analytic:
Uma introdução a análises isotópicas
Webinar 2: Isotópos em hidrologia
Última atualização: junho de 2023