Obs – As taxas incluem laudos de controle de qualidade, calibração calendárica (quando aplicável) e acesso 24/7 a resultados anteriores e análises em curso. Solicite um orçamento
Pré-tratamentos – Pré-tratamentos em laboratório não são possíveis. As amostras de pólen deverão ser enviadas “prontas para análise”.
Pólen Extraído – Não fazemos a extração de pólen. Se você deseja extrair grãos de pólen para datação, precisaremos entre 5 e 15 mg de pólen extraído livre de quaisquer sedimentos. A seguinte publicação fornece boas informações sobre a extração de pólen – Brown et al. (1989): Radiocarbon Dating of Pollen by Accelerator Mass Spectrometry. Quaternary Research 32: 205-212.
A amostra deverá ser neutra (pH 6-8) – O extrato não pode ser ácido para que seja possível realizar a datação por AMS. Quando há uma quantidade suficiente da amostra, uma pequena porção é testada para garantir a neutralidade. Se o extrato for ácido, ele é enxaguado com água deionizada para se obter um nível de pH neutro. No entanto, uma perda na massa da amostra pode ocorrer durante esse processo.
Embalagem Recomendado – Você pode usar tubos de microcentrífuga com tampa de pressão (volume de 1,5-3 cc) como recipientes do pólen extraído. Para o transporte, coloque os tubos em sacos rotulados, separados e com fecho zip. Também recomendamos que envie as suas amostras em pequenas caixas sempre que possível (em vez de usar envelopes almofadados) para proteger a integridade física das amostras durante o seu transporte. O equipamento utilizado pelos serviços postais para classificar envelopes inclui geralmente rolos automatizados que podem danificar as amostras.
O laboratório normalmente precisa de 5-15 mg de pólen extraído (peso seco aproximado) para a datação, dependendo do teor de carbono. É importante garantir que todos os carbonatos (CaCO3) tenham sido totalmente removidos para que não haja uma redução ainda maior da massa antes da combustão da amostra.
Ocasionalmente, o laboratório recebe amostras identificadas como “pólen”, mas, quando vistas pelo microscópio, verifica-se que são constituídas de vários componentes, como sedimentos, fibras, e matéria orgânica de plantas. Em tais casos, o laboratório consulta o cliente quanto a proceder ou cancelar a análise. Se a análise for levada adiante, o material analisado será listado no relatório de resultados como “matéria orgânica” em vez de “pólen”.
Última atualização: março de 2023