Obs – As taxas incluem laudos de controle de qualidade, calibração calendárica (quando aplicável) e acesso 24/7 a resultados anteriores e análises em curso. Solicite um orçamento
Pré-tratamento – Geralmente pré-tratamentos não são aplicados no laboratório; analisamo o material tal como foi enviado. No entanto, vamos testar uma sub-amostra de carbonato com uma lavagem ácida, ou mediante instrução aplicar uma lavagem ácida completa no caso de carbonatos conhecidos.
Seleção de Amostras – Fitólitos devem chegar já extraídos e prontos para serem analisados, já que o laboratório não tem capacidades de extração no momento. Se você fizer suas próprias extrações por favor não seque por evaporação sua amostra em solventes tais como acetona ou hexano. Os passos finais devem ser realizados com um solvente hidrofílico final, tal como acetona, seguido por várias lavagens em água de alta qualidade (desionizada, Milli-Q, destilada) antes da secagem.
A metodologia usada pela Beta Analytic na datação por radiocarbono de fitólitos pode ser encontrada na publicação “2003 Piperno, Dolores R. and Karen E. Stothert; Phytolith Evidence for Early Holocene Cucurbita Domestication in Southwest Ecuador. Science 299:1054-1057.”
Fitólitos extraídos, isolados e puros podem ser datados rotineiramente usando de 200 a 400 miligramas.
A nossa metodologia para gerar uma data representativa da época de formação dos fitólitos depende dos seguintes fatores:
(1) A pureza dos fitólitos enviados ou
(2) A idade dos outros materiais orgânicos é a mesma dos fitólitos, quando não é possível fazer a datação dos fitólitos em sua forma pura.
A confiabilidade dos resultados de datação por EMA depende da confiança do solicitante na integridade das amostras.
De acordo com o Museu Nacional de História Natural Smithsonian, fitólitos são partículas microscópicos de sílica que se formam nas células de muitos tipos de plantas. Elas permanecem bem conservadas, até mesmo depois que as plantas morrem e se decompõem. Por causa desta característica única, os fitólitos são usados pelos arqueólogos e paleoecologistas na identificação de restos de plantas em variados contextos. A Dra. Dolores Piperno, membra da Academia Nacional de Ciências, tem a reputação de ser uma das primeiras e poucas pesquisadoras a usarem fitólitos em um contexto arqueológico. Em suas pesquisas, fitólitos foram usados para documentar a agricultura pré-histórica em regiões tropicais.
Crédito da imagem: Benjamin Gadet (sob licença CC BY-SA 3.0)