Obs – As taxas incluem laudos de controle de qualidade, calibração calendárica (quando aplicável) e acesso 24/7 a resultados anteriores e análises em curso. Solicite um orçamento
Pré-tratamento – É importante compreender os pré-tratamentos aplicados às amostras, visto que os mesmos afetam diretamente o resultado final. Fique à vontade para entrar em contato conosco para discutir sobre os pré-tratamentos ou solicitar que entremos em contato depois que os mesmos tenham sido feitos (e antes da datação).
Há várias maneiras de separar o carvão vegetal da matriz de sedimentos, em preparação para a datação:
1 – Coletar com pinças ou mini-pinças
2 – Flutuação – isto aplica-se a pedaços maiores que não estejam incrustados em lotes de argila
A flutuação em água é uma técnica comumente usada para consolidar ou separar o carvão vegetal da matriz de sedimentos. Há pouca chance de uma real contaminação, a menos que a água utilizada para a flutuação tenha petroquímicos ou alguma suspensão altamente orgânica. Se for necessário fazer a flutação, o laboratório recomenda: (a) usar luvas cirúrgicas ao realizar a flutuação, e (b) garantir que o material seque de 12 a 24 horas em temperaturas que não passem de 70°C antes de ser enviado ao laboratório.
3 – Flutuação seguida de Dispersão e Peneiramento Diferencial – isto pode ser feito com os fragmentos de carvão vegetal com mais de 180 mícrons de tamanho.
O carvão vegetal com menos de 180 mícrons às vezes é conhecido como “micro-carvão” ou, mais apropriadamente, fuligem. O pré-tratamento de um material carbonizado com menos de 180 mícrons é problemático. A amostra tem muita área de superfície e as extrações alcalinas usadas para remover os ácidos húmicos muitas vezes fazem com que o material dissolva e acabemos com uma quantidade muito pequena para datarmos.
Há algumas maneiras de isolar o “negro de carbono” (partículas menores que a fuligem), como o que se encontra na parte central do mar ou dos lagos, mas isso envolve líquidos pesados e o uso de ácidos muito fortes como o ácido fluorídrico. A Beta Analytic não faz isso, pois é muito perigoso trabalhar com estes ácidos.
Efeito da Madeira Antiga
Contaminação de Amostras de Carvão Vegetal
Efeito da Contaminação nos Resultados de Datação por Carbono
Pré-tratamento de Carvão Vegetal
Pré-tratamento Químico de Carvão Vegetal
Crédito da imagem: STRONGlk7 (sob licença CC BY-SA 3.0)
Última atualização: outubro de 2022