Quando uma amostra recebida tem tamanho suficiente, que permita guardar uma pequena quantidade excedente de material original e/ou pré-tratado, o laboratório a arquiva durante alguns meses após a reportagem ou liberação dos resultados. Isso é feito como uma medida interna de Garantia de Qualidade para que se possa realizar análises de reservas de amostras ou investigações adicionais, se necessário.
Após esse período de retenção, todas as embalagens de amostras e materiais de amostras excedentes (originais e pré-tratadas) são descartadas por incineração.
Comunicações e descarte de amostras – No caso de comunicações pendentes, o Beta Analytic descarta amostras após seis meses sem resposta do cliente sobre como proceder com elas.
Se você requer o retorno de materiais excedentes de amostras não usadas, originais ou pré-tratadas, o seu pedido deve ser feito por escrito em uma destas maneiras (pode ser que não possamos honrar pedidos tardios):
1. No momento do envio da amostra
Por favor indique no formulário de dados que deseja receber o material excedente de volta. Alternativamente, você pode enviar um email para o laboratório.
2. Após a confirmação do recebimento da amostra
3. No momento da publicação do laudo de resultados
Por favor, forneça o endereço do destinatário e uma etiqueta de retorno por FedEx. Se não puder fornecer a etiqueta, por favor escolha uma das seguintes opções (são aplicadas taxas):
É necessário informar dados de cartão de crédito para cobrir os custos do envio.
Apenas nos responsabilizamos pelo ato do envio de retorno. Uma vez o pacote tenha sido despachado, o cliente é responsável pelo seguimento junto ao courier por quaisquer atrasos, documentos aduaneiros ou reclamações de perda de pacotes. O Beta Analytic não poderá prestar auxílio após a entrega do pacote ao courier.
Não temos condições de devolver amostras classificadas como “solo” pela circular “Q-330.300-1, Soil (01/2010)Revised” do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), independentemente da origem. O termo “solo” pode incluir, mas não se limita a, sedimentos, paleossolos, barro com matéria orgânica, turfa, cinza, solo superior, lama, materiais provenientes de perfurações, etc. Materiais classificados como “solo” serão quimicamente tratados e/ou incinerados em uma Instalação de Tratamento de Solo aprovada pelo USDA.
Favor observar que as amostras de solo recebidas de países estrangeiros, bem como de vários estados americanos, devem ser tratadas de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Serviço de Inspeção de Saúde de Animais e Plantas (APHIS) do USDA. Essas diretrizes exigem que as amostras de solo de outros países sejam tratadas quimicamente ou por calor no momento da sua chegada e que sejam eventualmente destruídas por incineração. Por este motivo, as amostras de solo recebidas em nosso laboratório serão destruídas dessa maneira e infelizmente não podemos devolvê-las.
Recomendamos que envie apenas a quantidade necessária de sedimentos para fazermos a análise. Poderemos orientá-lo sobre a quantidade necessária mas, em todos os casos, a quantidade a ser enviada não deverá exceder 200 gramas. Favor observar que a maioria das amostras de sedimentos orgânicos enviada para a datação por EMA requer somente de 2 a 4 gramas, ou até menos, dependendo do conteúdo de carbono.
Se você tiver alguma dúvida sobre o período de retenção de amostras arquivadas ou sobre a devolução de amostras, queira por gentileza entrar em contato conosco pelo seguinte email: lab@radiocarbon.com.
Crédito da imagem: Pixabay, Pexels
Última atualização: fevereiro de 2023